sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ensaio sobre o incesto...


Certa noite,no meio do reboliço carnal dos meus pensamentos que,como em todas as noites turvavam o meu sono com grãos de sal luzidio sobre pele em tempestade,ou mo privavam por completo,no desafogo me enroscava naqueles lençóis encardidos como em lume de mulher,envolto em chiadeira,à beira,mesmo quase e pela primeira vez,de afugentar por uma noite só o tormento,o vácuo da libido.Eis que minha mãe,abrindo a porta indignada com as molas do meu colchão,rasgando o silêncio com guinchos de loucura,despe o seu vestido de noite azul...aquele aroma temperado a meia-higiene apoderou-se do meu quarto e de mim.O vestido de noite com toque de seda,atirado para cima das minhas vergonhas.
-Vê se te acalmas.
Este guincho em particular soube-me a mel.
Deitou-se a meu lado.A sua carne tocou a minha.Os seus pêlos acariciavam os meus membros incompletos.E na escuridão...senti com alegria,florescer no seu vestido de noite azul uma pequena mancha mais escura.
A minha primeira vez.

7 comentários:

Pi disse...

Que descrição incestuosa!!

Descrição intensa, pormonorizada, crua, digna de me causar repulsa...

Sabes bem que me é impossivel ficar indeferente perante os teus textos!

Beijinho

Ginger disse...

Irreverente como só tu... Genialmente bem escrito como só tu...

Admiro imenso a forma como falas da intimidade dos corpos e da sua precariedade... os seus calores, os seus odores.

Another sublime lyric...

kiss*

Brown Eyes disse...

A discrição do incesto está sublime mas, pondo de parte este aspecto, interessa-me mais falar do que veladamente encerra. Descreves-te aqui a teoria de Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Ele acreditava que as pessoas eram movidas pelo inconsciente. Dizia que elas ficavam com a mente doente quando não colocavam os seus sentimentos para fora. Assim, tratava as pessoas interpretando os seus sonhos, com o método da associação livre (falavam do que lhes vinha à cabeça). Desvendava os seus sentimentos reprimidos. O sexo era um desses sentimentos. O tão falado complexo de Édipo, primeiro investimento objectal da libido da criança, ocorreria no progenitor do sexo oposto. A criança percebe então que entre ela e a mãe (no caso de um menino) existe o pai, impedindo a comunhão por ele desejada. A criança passa então a amar a mãe e a experienciar um sentimento antagónico de amor e ódio com relação ao pai. Ela percebe então que tanto o amor vivido com a mãe como o ódio vivido com o pai são proibidos e o complexo de Édipo é então finalizado com o surgimento do superego, com a desistência da criança com relação à mãe e com a identificação do menino com o pai. Há quem considere que Freud não ampliou os conhecimentos sobre sexualidade tendo "neurotizado" a sexualidade ao relacioná-la com conceitos como incesto, perversão e transtornos mentais. Outro elemento importante da psicanálise é a pouca intervenção do psicanalista para que o paciente possa projectar os seus pensamentos e sentimentos no psicanalista. Através deste processo, chamado de transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença), especialmente conflitos da infância com os seus pais. Podemos encontrar no teu texto a chave da teoria freudiana (libido, complexo de Édipo, repressão, sonho, …), que levam a problemas mentais que Freud curava com a psicanálise, sem medicamentos, um método muito mais saudável e eficaz. Hoje a cura é feita através de antidepressivos, nocivos e que em nada dissolvem o estado de confusão e insegurança. Este estado será resolvido logo que a pessoa defina os seus objectivos e crie, novamente, confiança nela própria, esquecendo a crítica. A autoconfiança é, sem dúvida, a solução de muitos problemas.
Os teus textos com uma originalidade real e polémica têm, além do mais, informação útil, que, a maior parte das vezes, no stress diário, nos vai passando ao lado. Gosto da maneira como nos fazes pensar em pequenos nadas de suma importância.

Cu de Barbas disse...

Obrigado Brown.D facto tas mais à vontade c as teorias freudianas q eu.
Mas basicamente o q diz Freud é q o lado instintivo prevalece por mais civilizado q o homem seja.The dark side of the moon,q apesar d escondido,esta lá.

Anónimo disse...

Ricardo Costa
Finalmente consegui deixar-te aqui um comentário.Excelente o teu texto, como sempre. Ao lermos o que escreves conseguimos visualizar mentalmente a cena. Ao longo do tempo tenho notado que os teus textos estão mais claros e simples mas, a qualidade continua superior. Denota-se uma grande cultura, admirável para um jovem. Creio, rectifica-me se estou enganado, que viveste num meio onde a leitura era um hábito. Deu frutos e muito bons.

meldevespas disse...

Aquilo que numa primeiríssima instância é mais que susceptivel de nos causar repulsa, é aqui descrito de uma forma crua, fria, de um realismo assustador...e mais assustador ainda...de uma forma perfeita.
Amei(é aborrecido dizer sempre o mesmo, mas vão-me faltando os adjectivos e afins)
Beijo grande

Cu de Barbas disse...

Oh Carminho obrigado :p

Deixa la q padeço do mesmo problema no teu blog (cofi)

Beijo.