segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nota para ensandecidos...


"A fechadura aceita suspender a nefasta incompletude e a chave escorrega com viscosidade,dando duas voltas acompanhadas por uma triste e seca sinfonia de estalidos,renascendo de novo para a luz,engolida de novo pelas trevas num processo antagonicamente semelhante mas incompleto.Com um movimento brusco parto a chave e com outro,maquinal irreflectido e estúpido,atiro-a pela janela de guilhotina que se abria num gesto de perversa cortesia.
Pronto."-Disse ele enquanto o sofá rústico acomodava o seu rabo e os seus olhos fixavam,psicadélicos,a grainha imagética que se compunha com folículos desorientados de um pó quezilento e alérgico.
"Pronto.
A criança simiesca houvera trepado pela janela e prostrara-se,encardida e tinhosa e luminosa como um santo cristão aquando representado numa qualquer fita de cinema,à minha frente,muda.Por mim que ficasse."-E ficou.Mas não tardou a tentar narciso.A desafiar-lo,qual pássaro ainda humedecido pelo ocre da criação,a abandonar o seu ninho.
"13 dias,23 horas e poucos minutos.Foi o tempo que demorei a ser convencido.Tempo que me parecia cada vez mais viscoso e que se rarefez numa explosão perceptiva que me emocionou.-Para a janela,para a janela.-Dizia-me o seu ar ingénuo e urgente,de uma ingenuidade tão melancólica que seus olhos lembravam fontes pungentes de luminosidade húmida."
-A pobre criatura lá pôs a cabeça entre a janela,oportunamente em guilhotina,devo dizer,e a decrépita representante de uma infância defunta lá deu,metaforicamente e dolorosamente com a janela no pescoço do triste até quebrar.E pronto,digo eu agora,lá se iluminou mais um ensandecido,então pois,para todos os outros,que lhes sirva de exemplo.

3 comentários:

Ginger disse...

Parece-me ser a respeito de um condenado á morte... e mais não entendo. :$ Talvez por preguiça de tentar decifrar o texto... =\ Mas não acho que um texto devesse ser uma cifra ou difícil de compreender ou assimilar.
Mas uma coisa reconheço... deves ter feito uma ginástica mental brutal para escrever isto.

kiss*

Brown Eyes disse...

Muito bom, diria até,tão bom que não é acessível a todos. Todos nós um dia sofremos dissabores por termos cometido actos irreflectidos e, por preguiça, não tomámos nenhuma decisão,esperando que "uma criança simiesca" o fizesse por nós.O tempo(a guilhotina) acaba por nos acordar, nesse momento morre a figura em que cremos, e passamos à acção.Deus, aqui representado pela criança simiesca, serve para encontrarmos apoio para os dissabores que nos vão surgindo dia a dia mas, também, como desculpa para a nossa inércia, apatia,indiligência.
A fé, a confiança que possamos ter em nós dá-nos a segurança necessária para que surja o milagre.
Este teu pensamento é excelente e dá-nos a conhecer muito de ti. EXCELENTE.

Cu de Barbas disse...

MT obrigado :)